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sábado, 13 de março de 2010

A Família e a Escola

A Escola tem vindo a ganhar cada vez mais importância e o papel que desempenha nos tempos actuais é primordial. Esta importância baseia-se no facto dos jovens passarem grande parte do seu tempo diário na escola, principalmente naquelas que se situam na periferia dos grandes centros urbanos e que estão dependentes dos transportes escolares para o início e o fim do período lectivo.
Com o esgotar do tempo no espaço escolar, o contacto que as crianças têm com os pais, durante a semana, é diminuto. Estes que, outrora, eram os veículos, por excelência, da transmissão de valores e regras de educação, começam, em muitos casos, a delegar esse papel à Escola e aos agentes educativos que nela trabalham.
O ritmo agitado da vida diária, as dificuldades económicas e sociais que assolam a sociedade, uma certa dose de apatia parental e dificuldades em impor a autoridade do adulto, provocam, em certos casos, um desinteresse pela educação activa, participativa e consciente, dos filhos, noutros, uma demissão, completa, do papel de educadores, remetendo-o para a Escola.
Com esta atitude, os adultos esquecem-se do papel essencial e insubstituível que a família desempenha na formação de qualquer criança: os valores básicos que norteiam a educação e a conduta do ser humano são interiorizados, desde pequenos, através de laços de vinculação entre os progenitores e as suas “crias”. O exemplo dado pelos actores educativos será interiorizado e o jovem terá tendência a copiar o modelo a que está habituado nas suas relações sociais.
Ao passarem esta responsabilidade para a Escola, os pais demitem-se do seu papel como educadores e esquecem-se que a Escola, apesar de ter de se adaptar às novas exigências, geradas pelas mudanças sociais, nunca poderá substituir os pais nesta missão.
As regras, os comportamentos correctos, os valores básicos da educação estarão sempre relacionados com o poder parental e a Escola será, por excelência, o meio proporcionador de outras aprendizagens, também elas essenciais ao crescimento individual e social dos jovens.
Escola e família, duas faces de uma mesma realidade que se complementam e completam.