Translate

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Competitividade ou falta dela


A noção de que uma das causas do nosso atraso face a outros países europeus passa pela falta de competitividade das nossas empresas, é uma realidade. Se dúvidas houvesse, o caso que passo a relatar não só as comprova como as dissipa.
Aquando da minha deslocação à capital, por altura das férias, adquiri, numa das muitas farmácias lisboetas, um determinado produto que, entretanto, terminou. Mais tarde, descobri que a marca oferecia um outro produto mais apropriado à minha idade.
Porque o primeiro se revelara excelente, decidi, já em Coimbra, comprar uma outra embalagem. Dirigi-me à farmácia habitual, não havia nem conheciam. Ficaram com os dados necessários para contactarem o fornecedor e darem-me uma resposta. Até aqui nada de muito estranho. Passou-se um dia, passaram-se dois e ao terceiro, na ausência de notícias, dirigi-me ao estabelecimento, pensando que se tivessem esquecido do assunto. Pelo contrário, estavam fartos de tentar comunicar com a empresa responsável pela distribuição do produto, tarefa quase hercúlea já que começaram por não atender, depois a secção comercial fechava as 15 horas, a seguir não havia aquele específico, só estava comercializado em Espanha e noutros países da Europa, mas podiam enviar um igual ao que encontrara em Lisboa. Quando perguntei o preço, descobri que a periferia paga-se: custava mais 10 euros do que dera pelo primeiro. Como é possível? Descontente com os contornos da situação, resolvi pesquisar na Net. Qual não foi o meu espanto quando, mal entrei na página indicada, fui abordada, simpática e prontamente por um operador da farmácia online que me ajudou nos trâmites necessários para adquirir o dito cujo.
Este estabelecimento virtual encontra-se sediado em Leon, fui atendida num castelhano completamente perceptível, por um profissional dinâmico e competente, espelho da modernidade da empresa, virada para os desafios do presente e vinte e quatro horas depois – pasme-se! – o produto, que veio de Espanha, estava nas minhas mãos por menos 30 euros que o solicitado, aqui,  em terras lusas pelo tal fornecedor.
Ainda agora me custa a acreditar que isto aconteceu!
Muitas das nossas empresas continuam a funcionar subordinadas a modelos sociais ultrapassados e geridas por profissionais aprisionados no tempo, com uma mentalidade pequena, cujo objectivo único parece ser apenas o lucro.
Se as mudanças não ocorrerem, dificilmente conseguiremos competir com os outros e ocuparemos, sempre, a cauda da Europa.
(Já agora: de Espanha, afinal, pode até nem vir bom vento nem bom casamento, mas competência, celeridade, simpatia no atendimento, ai isso afianço-vos que vem!)