Translate

domingo, 14 de março de 2010

O "Graal"

A certeza sufocante de aprisionamento, dentro da própria vida, é a grilheta apertada que entrava os movimentos almejados.
A liberdade, sem a responsabilidade, não valoriza os actos praticados. E ser-se livre implica muitas vezes, senão a maior parte delas, uma grande força de vontade aliada a uma enorme coragem.
Sendo seres gerados à imagem e semelhança do Criador, o seu desejo é que encontremos a felicidade e a possamos viver de um modo recto e verdadeiro.
O alcance deste fim supremo é o “graal” que todos buscamos, independentemente do que cada um possa entender pelo “ser feliz”.
Se para alguns o caminho a percorrer, na busca da felicidade, é amplo, plano e largo, para outros, porém, o trajecto a percorrer é composto de obstáculos que dificultam a passagem e entravam a força de vontade de ir mais longe.
Tal como o piloto de uma embarcação, que no alto mar, num dia de tempestade, luta contra a força destruidora dos elementos naturais que se entre conjugam, impedindo o avanço da embarcação, também na vida, há momentos, etapas que, contrariamente à vontade da pessoa, conspiram entre si, obrigando-a a desistir, por tempo não contado, de trilhar o difícil caminho da felicidade.
São momentos desoladores, quase de desistência, em silêncios acobardados de solidão procurada.
A felicidade é uma prioridade, que nos permite enfrentar as agruras da vida com um sorriso nos lábios e o coração transbordando de sentir. Com ela tudo se torna mais fácil, mais leve e construtivo.
A conquista da felicidade, nalguns casos, é uma bênção, mas na maior parte das vezes é uma luta dura, feita de coragem e querer.