Translate

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Recomeçar

Na vida, a sucessão ininterrupta de ciclos que se renovam e refazem num vaivém do tempo, é uma constante.
O carácter cíclico da vida não deverá contudo ser entendido como mera repetição do passado. Se repetição houver ela reside no factor temporal em que os acontecimentos ocorrem, quanto ao resto tudo é diferente. Claro que há momentos em que as diferenças são menores, mais ténues, quase imperceptíveis, mal se dando por elas, criando a ilusão óptica de que nada se alterou.
A renovação anual das cerimónias cíclicas da vida implica, quase sempre, o começo de outras, de novas, de diferentes etapas, muitas delas decisivas nos percursos a traçar para o ciclo que começa.
Amanhã, ou melhor hoje, reinicia-se um ciclo que se repete há já bastantes anos. Aparentemente nada de novo: os mesmos rituais já decorados pela repetição de gestos automáticos.
Aparentemente tudo recomeça com os mesmos rituais de há um ano, dois, todos os que ficaram para trás e que deram início a um novo calendário escolar. Quanto muito pequenas nuances, mas a peça é a mesma, o enredo pouco se alterou e o final terminará sempre com um”The End”.
Aparentemente e só mesmo aparentemente….
Este ano, por uma conjugação de vários factores, intrínsecos e extrínsecos aos actores, e inexistentes em anos anteriores, nunca o carácter cíclico se diluiu tanto, dando lugar à expectativa dos próximos tempos.
No final o “The End” continuará a aparecer, independentemente dos enredos, das tramas a urdir.
Resta esperar, sempre com o espírito desperto e aberto para as mudanças que se aguardam.
Para o bem de todos que seja um de “The End” sereno, tranquilo, feliz e, que no final do percurso, se alcancem "megas", não dos obrigatórios,não dos institucionais,não dos nascidos de partos políticos e baseados em permissas economicistas, mas antes dos conquistados pela força da entrega, do trabalho, do esforço e do interesse de todos os que trabalham e vêem a Escola como um investimento no futuro, com vista ao objectivo primordial de quem se empenha no seu estudo: o sucesso efectivo, real que terá de passar pela entrega, pelo estudo, pela atenção, pelo querer de todos os intervenientes e principalmente dos alunos que são o Futuro deste país!
Neste e só neste contexto ergo a minha voz e digo com toda a convicção " Viva a Mega Escola"!